Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Fique atento a sua circunferência abdominal

Você sabia??

A balança e o Índice de Massa Corporal (IMC) já não são mais considerados as principais armas para identificar se uma pessoa está ou não acima do peso. A localização da gordura no corpo também é um indicador muito importante. A fita métrica nos permite determinar o perímetro da cintura de homens e mulheres e avaliar a quantidade de gordura presente na região abdominal. Isso vale mesmo se o seu IMC estiver na faixa considerada normal.
Estudos mostram que muitos casos de morte prematura estão relacionados ao acúmulo de gordura na cintura. O aumento desse tipo de gordura pode levar a doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes do tipo II e níveis mais altos de ácido úrico. Todos esses males são características do que chamamos de “síndrome metabólica”.
Para saber se você se encaixa dentro dos parâmetros internacionais recomendados, verifique com o auxílio de uma fita métrica a circunferência de sua cintura ligeiramente acima do umbigo (dois dedos). Procure não apertar a fita, relaxe o abdômen e expire no momento de medir.
As medidas são as seguintes:

Homens Igual ou maior que 94 cm(aumentada) Igual ou maior que 102 cm(muito aumentada)
Mulheres Igual ou maior que 80 cm(aumentada} Igual ou maior que 88 cm(muito aumentada)

Orientações para controlar a gordura abdominal
• Evite o sedentarismo: exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corrida, bicicleta, etc. ajudam no controle da gordura abdominal;
• Aumente o consumo de fibras através da ingestão de verduras, legumes, grãos;
• Faça no mínimo 4 a 5 refeições diárias em horários fixos e com moderação;
• Reduza o consumo de alimentos gordurosos, salgados e doces;
• Modere o consumo de bebidas alcoólicas e abuse do consumo de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário