Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

alimentação no inverno

O inverno, com suas baixas temperaturas, traz também uma mudança de hábitos alimentares. As pessoas tendem a comer mais, e geralmente procuram alimentos mais calóricos para compor as refeições. Isso porque, em função do frio temos um gasto energético maior para manter a temperatura corporal. Dessa forma, muitas vezes, acabamos nos excedendo nas calorias.
Devemos ter alguns cuidados com a saúde no inverno, começando por adaptar as preparações culinárias consumidas na estação, de forma que elas se tornem menos gordurosas e, portanto, menos calóricas. Além disso, a prática de atividade física deverá ser mantida para garantir o controle do peso, prevenir diabetes, controlar o colesterol, hipertensão, além de outras doenças.
Como realizar estas adaptações sem deixar de lado o prazer de consumir pratos saborosos? Seguem algumas sugestões:
Fondue de queijo: a versão tradicional do fondue de queijo é muito calórica, rica em gordura (saturada principalmente) e colesterol. Utilize no preparo leite desnatado, e substitua os queijos amarelos (como gorgonzola, parmesão, brie, ementhal, prato gruyére e estepe), que são muito gordurosos por queijos mais brancos e magros (queijo minas light, cottage, ricota), que são menos calóricos.
Strogonoff: substitua metade da quantidade de creme de leite por iogurte.
Feijoadas: Procure preparar o feijão preto(rico em fibras solúveis e ferro) com carnes que apresentem pouca gordura, sem utilização de pertences suínos que são exageradamente gordurosos. Uma carne seca magra será o suficiente para um preparo saboroso.
Sopas de legumes e hortaliças aquecem o corpo, alimentam, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais antioxidantes que reforçam as defesas do seu organismo. Se preferir, utilize legumes batidos, carnes magras ou frango sem pele e acrescente fibras solúveis, como o farelo de trigo ou de aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, mantêm o colesterol em níveis normais e provocam a sensação de saciedade. Não adicione creme de leite ou massas. Acompanhe com pães ou torradas light. Que tal pão light com azeite de oliva e orégano?
Além de todos os cuidados acima, atenção para a hidratação. Além da água, os chás são ótima sugestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário