Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Nutrição e atividade física

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, diminuição do estresse e ansiedade, melhora no humor, prevenção e controle de diversas doenças como: diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardíacas, etc., além de contribuir para a manutenção ou eliminação do peso.
A alimentação adequada desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar (ex. perda de peso, ganho de massa muscular, etc). Para um resultado saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.
Carboidratos:
De forma geral alimentação de quem pratica atividade física deve ser rica em carboidratos, pois ele é a matéria prima necessária para a formação do glicogênio muscular. O glicogênio cumpre o papel de combustível principal durante os treinos. Consumir alimentos ricos em carboidratos (torrada com geléia, cereal com leite desnatado, banana com aveia, salada de frutas, etc) 30 minutos antes do treino é uma boa escolha. Fazendo isto você ajuda a queimar gordura, evitando que a massa muscular seja utilizada como fonte de energia. Após o término da atividade, os carboidratos também devem ser ingeridos para que os estoques de glicogênio sejam repostos.
Proteínas
A ingestão de proteínas deve ser a mesma recomendada para os indivíduos saudáveis, ou seja 15% em relação ao valor calórico total da alimentação diária.
Os alimentos protéicos (carnes, ovo, leite, iogurtes, queijos) não devem ser consumidos muito próximos ao início da atividade por terem uma digestão mais demorada e, com isso, provocarem desconforto estomacal durante o exercício. Evite ingeri-los logo após o treino, pois a prioridade do organismo é sintetizar glicogênio para o músculo. Então, opte pela ingestão fracionada em várias refeições para que haja melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo tecido muscular.
Gorduras
O consumo de gorduras não deve ultrapassar 20% do valor energético diário. A prática de atividade física com o objetivo de emagrecimento deve ser acompanhada de baixa ingestão de gorduras na dieta, para os resultados serem obtidos mais rapidamente. Da mesma forma que os alimentos protéicos, os alimentos ricos em gordura não devem ser consumidos próximos ao início dos treinos.
Água
A hidratação adequada é importante para o bom desempenho físico. A ingestão de água deve ser feita em todas as etapas do treino

Orientações gerais:
Nunca omita refeições, principalmente se for treinar;
Alimente-se até 40 minutos antes do treino;
Não consuma grande quantidade de alimentos, para evitar a sonolência ou lentidão;
Alimentos muito gordurosos podem gerar desconforto. Da mesma forma, evite alimentos muito fermentativos(feijão, repolho, couve-flor)-podem gerar flatulência;
Após o treino, aguarde 30 minutos para se alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário