Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Saiba como se alimentar de forma saudável em restaurantes

Parece impossível manter a alimentação sobre controle, quando não realizamos as refeições em casa? Então anote as sugestões para melhorar sua alimentação diária!!
Restaurante por Quilo ou do tipo Self Service
Os restaurantes do tipo Self Service oferecem grande variedade de alimentos, com inúmeras formas de preparo. Só precisamos tomar cuidado para não exagerarmos. Sugestão: divida mentalmente seu prato em quatro partes. Metade dele deverá ser preenchido por saladas e outros tipos de verduras, um quarto para carnes ou outra fonte de proteína, outra parte para carboidratos (arroz, feijão ou massas).
Comece pelas saladas verdes. Lembre-se, se deixá-la para o final, poderá não haver lugar para ela. As verduras e os legumes podem ser consumidos em maior quantidade, pois contêm baixas calorias. Para temperar, utilize o mínimo de azeite possível, uma colher de sobremesa é uma boa medida. Nada de molhos prontos ou à base de maionese, creme de leite, etc. Apenas limão ou vinagre, e sal com cautela.
Frios, como presunto, peito de peru ou queijos poderão ser consumidos, mas deverão entrar em substituição à carne, e usados com moderação.
Massas: Se você realmente não resiste a uma suculenta lasanha, lembre-se: só vai poder acompanhá-la com uma salada de folhas, pois a lasanha já contém carboidratos, gorduras e proteínas.
Carnes com muito molho ou com molhos cremosos (strogonoff, fricassê, etc.) deverão ser evitadas. Opte pelas carnes assadas, ou grelhadas, sem gordura aparente. Para aves, retire a pele pois não existe pele de ave “sequinha”. Evite as frituras, pasteizinhos, bolinhos.
Churrascarias
Evite: petiscos fritos (banana à milanesa, polenta, batata, etc.). Sugestão: Inicie com uma boa salada tomando cuidado com os queijos gordurosos, maioneses e frios. Prefira as carnes magras: baby beef, alcatra, coxão mole, lagarto, lombo sem gordura, frango (especialmente o peito) e peixes. Evite: coração, frutos do mar, lingüiça, pernil, picanha, cupim, costela, bisteca.
Cantinas e Restaurante à La Carte

Recuse o couvert à base de pães, manteiga, croissants, pães de queijo, frituras. Palitos de legumes oferecem uma boa opção. Se sua escolha for massa, prefira as sem recheio, ou com recheios leves do tipo ricota, espinafre, legumes. Evite molhos brancos, com creme de leite ou muita manteiga.
Queijo ralado: use-o apenas para dar um toque final ao prato.

Em relação aos demais pratos quentes, a recomendação é substituir os acompanhamentos gordurosos por preparações menos calóricas, por ex. a batata frita, por cozida ou assada, legumes no vapor. Evite preparações como “alla creme”, “à milanesa”, “à Belle Meuniere”, “na manteiga”, etc.
Sobremesas em restaurantes de qualquer tipo
Consuma fruta, ou salada de fruta sem açúcar, ou gelatina de preferência diet. Procure verificar o “custo” de um doce, por exemplo: para queimar uma porção de mousse de chocolate você terá que correr ao menos por 40 minutos.

Conclusão

Ter um corpo saudável depende (e muito!) do seu comportamento. Faça uma atividade física e controle sua alimentação. Na reeducação alimentar nada é proibido, mas tudo deverá ser moderado.

Marcadores: escolha de alimentos, restaurantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário